Armadilhas e forças do líder Alpha: Como explorar esse perfil nas empresas?

De acordo com a definição do Oxford English Dictionary, entende-se por Alpha pessoas que tendem a assumir um papel dominante em situações sociais ou profissionais.

Indivíduos com perfil Alpha são considerados preparados para liderar, seja pelas suas qualidades ou pela confiança com que executam o próprio trabalho.

Em um artigo publicado em 2004 na Harvard Business Review, os coaches Kate Ludeman e Eddie Erlandson, definiram o líder Alpha como “altamente inteligentes, confiantes e bem-sucedidos”.

Kate e Eddie perceberam que, somado à alta performance e aos resultados espetaculares dos executivos com perfil Alpha, eles também apresentam, por outro lado, um comportamento ambicioso, obstinado e altamente exigente, que, com o tempo, pode se tornar um problema para as empresas. Esta percepção alavancou a construção da teoria da Síndrome do Macho Alpha.

Experientes nos processos de coaching de altos executivos, eles também são autores da ferramenta Assessment Alpha, que utilizo nos meus programas de coaching executivo.

O que seria e como funciona o Assessment Alpha?

Sobre o Assessment Alpha, é uma das ferramentas mais respeitadas e estudadas para avaliação de perfil comportamental de liderança. A metodologia inovadora vem sendo aplicada em mais de 30 países, trazendo benefícios para mais de 16 mil líderes e executivos.

Mas a grande questão é: O que é melhor para as empresas? Contratar líderes com esse perfil ou desenvolver nos seus líderes as características alpha?

Lembrem-se que os Alphas são altamente realizadores e impulsionadores. Mas também podem ser tóxicos para uma empresa quando não estão desempenhando o máximo possível.

Relacionado ao Alpha Assessment, o Coaching para líderes é direcionado para profissionais que estão realmente dispostos a conhecer os seus próprios pontos fortes e fracos a fim de potencializar resultados e desenvolver essas características Alpha de forma positiva e consciente.

Sendo assim, o ALPHA ASSESSMENT funciona como mapa para exploração do seu estilo de liderança e das suas armadilhas comportamentais.

As armadilhas são comportamentos adotados em dada situação com a intenção e convicção de que é apropriado, mas, na verdade, podem atrapalhar e trazer mais problemas. Funciona como numa situação de afogamento, onde o afogado na tentativa de se salvar, debate-se de maneira descoordenada ou nada contra correnteza, perdendo as forças rapidamente e piorando a situação.

O resultado deste assessment, quando bem utilizado, aumenta o nível de consciência dos líderes, favorecendo a percepção das suas armadilhas no dia a dia e da necessidade de mudanças, ampliando assim o seu autoconhecimento.

Por meio de um questionário de 120 perguntas que o cliente deverá responder pela internet, é gerado um relatório detalhado com uma avaliação do perfil dominante de liderança, assim como principais características com suas intensidades e riscos.

Uma sessão devolutiva de um Alpha Assessment deve ser feita por algum especialista no método ou coach habilitado neste assessment. O relatório é apenas um mapa e a pessoa o território, onde na devolutiva será feita a exploração da sua consciência sobre seus comportamentos, valores e crenças.

Além de promover o autoconhecimento dos líderes, gera resultados positivos para o seu desenvolvimento profissional e bons resultados para sua equipe e para a empresa em que trabalha.

Como reconhecer um líder Alpha dentro das organizações?

É aquele que possui habilidades claras de liderança e uma personalidade forte que transmite poder e autoridade. Ele tende a adotar uma postura mais “agressiva” e dominante quando objetiva alcançar resultados.

O Alpha tem a capacidade de guiar e delegar responsabilidades às pessoas para a realização de tarefas dentro das empresas. Sua assertividade, autoconfiança e habilidade de persuasão estimula e motiva equipes a alcançar metas e trabalhar com foco nos objetivos propostos.

Porém, a personalidade de um líder Alpha, assim como de qualquer outro, é caracterizada tanto por pontos positivos como negativos, que são capazes de determinar o êxito ou o fracasso da sua atuação na organização.

Muitas vezes, por serem muito autoconfiantes e enérgicos, eles tendem a estimular uma competição e pressão desnecessárias. A arrogância, a competitividade e a cobrança excessiva podem gerar barreiras para que eles se relacionem com outros membros e desenvolvam um trabalho eficaz.

Dessa forma, os colaboradores passam a nutrir medo e o ambiente de trabalho pode se tornar estressante, minado por conflitos, desentendimentos e falta de comunicação.

As três principais características de força do líder Alpha:

  • Foco em resultado
  • Senso de urgência
  • Assertividade

Os principais riscos comportamentais dos Alpha:

  • Excesso de Competitividade
  • Impaciência
  • Falta de controle da raiva

Os 4 (quatro) estilos de liderança alpha:

  • Comandante

São persuasivos, carismáticos e intensos. Mobilizam suas equipes e estimulam os subordinados com autoridade, força e motivação apaixonada. Um bom exemplo de comandante é o Donald Trump.

O Presidente dos Estados Unidos provou sua paixão pelo poder e por impor regras desde o primeiro dia de governo, centralizando boa parte das decisões. Demonstra que não é aberto a diálogos e que o caminho a ser seguido deve ser o indicado por ele.

  • Visionário

São curiosos, expansivos, intuitivos e proativos, com visão orientada para o futuro. Diferente da maioria das pessoas, enxergam além as oportunidades e possibilidades.

Um ótimo exemplo é Steve Jobs, líder criativo e com pensamento disruptivo. Fez a Apple revolucionar o mundo ao criar o iPhone.

Líderes visionários têm como principal qualidade a capacidade de promover a inovação. Porém, podem ter dificuldades de se relacionar com pessoas que não enxergam da mesma forma que eles ou que não tem o seu ritmo acelerado.

  • Estrategista

Metódicos e sistemáticos, buscam respaldo em dados e fatos. Seu principal ponto forte é sua capacidade analítica pelo julgamento perfeito de padrões e problemas. São racionais e perspicazes, inspirando profissionais pelas decisões acertadas e pela confiança na própria capacidade.

Um exemplo, Mark Zuckerberg, criador do Facebook. Mesmo em tempos de transformações em alta velocidade, é capaz de ter uma visão sistêmica e “sem perder o timing” da tomada de decisão. Porém, esses líderes, muitas vezes, não sabem ouvir e desconsideram outros pontos de vista, assumindo uma postura arrogante e pouco acolhedora.

  • Executor

Reconhecidos como incansáveis e disciplinados. Tem muita atenção a detalhes, com uma força de vontade implacável para superar os obstáculos que surgem no caminho.

Jeff Bezos, Fundador e presidente da Amazon, é um bom exemplo de líder executor. Esses líderes são comprometidos com a excelência e com forte orientação a resultados. Mas isso pode resultar em uma cobrança excessiva dos membros, gerando instabilidade e desmotivação no seu time.

O líder Alpha deve se conhecer para lidar com suas forças

A principal ameaça que o líder Alpha enfrenta é sua própria personalidade. As mesmas características que fazem com que ele atinja altos patamares dentro da empresa podem fazer com que ele destrua ambientes de trabalho e se afunde dentro da organização.

Não saber lidar com determinados aspectos da sua personalidade e não potencializar as qualidades poderá ocasionar a Síndrome do Macho Alpha: líderes altamente competitivos, impacientes e hostis.

Conhecer profundamente cada característica da sua personalidade fará com que os líderes se tornem mais eficazes em diversos aspectos, aumentando o seu próprio desempenho e o das suas equipes.

Dessa forma, eles poderão identificar os pontos fortes a serem potencializados e evitar traços característicos que possam ocasionar riscos.

Como o coaching pode ajudar os Alphas a lidar com suas forças?

Primeiro, fazendo com que o profissional reconheça seus pontos fortes e enxergue com clareza e discernimento quando suas forças se tornam fraquezas.

Uma das formas de acelerar e aprofundar o autoconhecimento é através da aplicação de uma ferramenta de avaliação do perfil comportamental para líderes, o Alpha Assessment. A percepção das necessidades de mudança é que trará novas possibilidades e posturas.

Tendo essa clareza, o coach será capaz ajudar os líderes a identificar, compreender e modificar seu conjunto de aptidões e tendências, reduzindo o risco da “Síndrome do Macho Alpha”.

Os negócios do futuro vão exigir líderes mais abertos às mudanças, que reconheçam e incentivem atitudes colaborativas, desenvolvam um ambiente produtivo, pratiquem o respeito mútuo e promovam o desenvolvimento dos profissionais.

Conhecer mais sobre o seu perfil de liderança vai ajudá-lo a lidar melhor com outros perfis da empresa, fazendo com que a sua empresa cresça em todos os sentidos.

Caso tenha vontade de realizar o Alpha Assessment ou queira entender melhor sobre esse trabalho, acesse o link no meu site e entre em contato para agendarmos uma conversa.

KATIA PASSOS

Head de Inovação em Aprendizagem

Katia Passos é Head de Educação da RN, com mais de 20 anos como executiva na área de Educação com experiência em liderança de processos de mudança, reestruturação, inovação e crescimento. Seu propósito é “fazer acontecer” pela e com a Educação para construção de um mundo melhor.

Reconhecida especialista em mudanças organizacionais pela e com a educação, ressignificada em processos ágeis, profundos e que fazem a diferença para pessoas e empresas.

Formada em Educação Física (Universidade de Brasília), com Mestrado (UGF) e Doutorado (UGF) nessa área, com larga produção científica.

RENATA NIGRI

CEO & Founder

Com mais de 20 anos de experiência em grandes empresas nacionais e multinacionais na área de tecnologia, onde atuou na gestão de projetos, liderança de equipes e treinamentos.

Sua paixão é desenvolver líderes e equipes por meio da comunicação assertiva e não violenta. Atua como treinadora Executiva e Coach de Liderança. É co-autora de livros sobre Coaching de carreira e liderança profissional em projetos.

Meu propósito é contribuir para a formação de líderes humanizados e equipes colaborativas. Contribuo realizando palestras e lives semanais sobre comunicação assertiva no YouTube canal RNDOTS e outros fóruns.

Minhas formações incluem Análise de Sistemas e um MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC, certificações em coaching profissional e executivo pela Pro-Fit e SBCoaching. Cursando MBA em Gestão de Pessoas pela PUCRS.