O processo de coaching profissional possibilita uma parceria progressiva que auxilia os clientes na produção de resultados que levam o sentimento de autorealização.
A eficácia do Coach está na sua crença sobre o potencial humano, de que as pessoas podem sim ir além da sua capacidade expressada naquele momento. Ou seja, o ser humano tem uma capacidade enorme de aprendizado natural dentro de si, que se desenvolve mais pela exploração do universo da sua própria consciência do que pela instrução. Um bom exemplo é o do bebê quando aprende a andar sem ninguém ensiná-lo tecnicamente como fazer.
Então, esse potencial pode ser acessado através do coaching, em níveis muito mais altos do que o habitual.
O coaching requer a habilidade em treinar por parte do Coach, mas não no tema do cliente, porque o ajuda a aprender coma sua própria experiência e autoexploração.
“A meta do coach é desenvolver a consciência, a responsabilidade e a autoconfiança” – John Whitmore
O potencial de transformação e elevação de performance do cliente através de um de processo de coaching está na expansão da sua consciência sobre o momento presente e aprofundamento do autoconhecimento. O cliente reconhece o seu ponto de partida (situação atual) e onde quer chegar (visão do resultado desejado). Desta forma, o processo trabalha a atenção, para dar e manter o foco certo, e a força de vontade para chegar lá (engajamento).
Logo, o objetivo do coaching é desbloquear o potencial do cliente para maximizar o desempenho dele de forma sustentável. Como? Expandindo a consciência do que quer SER e colocando responsabilidade em si mesmo do que quer FAZER de melhor na busca de resultados positivos e conscientes.
O aprofundamento do autoconhecimento pelo cliente possibilita que fique ainda mais consciente dos seus valores e das suas crenças (úteis, obstrutivas e transparentes). O manejo dessas crenças é uma virada de chave! Desta forma, passa a ter mais clareza e discernimento para tomar decisões, planejar e executar seus projetos.
Isso acontece através do autoconhecimento e do autodesenvolvimento pessoal permanente. Um bom processo traz encorajamento e poder pessoal para o cliente seguir a sua vida e aplicar as técnicas e ferramentas aprendidas para perseguir novos objetivos e projetos. Quando feito com equipes, tem o objetivo de torná-las mais engajadas e entrosadas, mais auto-gerenciáveis e auto-organizadas.
O trabalho de coaching é uma forma de ensino, mas tem a ver com criar as condições para a aprendizagem e o crescimento. Quer crescer o seu resultado e das suas equipes através desse processo transformador? Entre em contato que será um prazer conversar com você.