A motivação que fez a IT Academy da Embraer nos contratar foi apoiar suas lideranças de TI para os desafios do processo de reestruturação e transformação digital da companhia. Era preciso empreender posturas mais propositivas e influentes na organização.
Em duas palavras: PROTAGONISMO & ENGAJAMENTO.
As pessoas estavam pressionadas por prazos e precisavam estar atentas para atender e alinhar expectativas e necessidades de uma gama de stakeholders, dentro e fora da empresa.
Em nossa imersão de diagnóstico, adaptamos métodos para resultar na maior eficácia dentro do tempo disponível.
Com as lideranças da Embraer, utilizamos o mapa da empatia com os sete executivos que participariam do processo.
A partir das suas dores e necessidades, desenvolvemos uma solução de Learning Sprint, em cocriação com a IT Academy. A trilha de desenvolvimento foi composta por nove workshops, três mentorias e atividades de Team Building.
Ao todo, foram quatro meses de trabalho intenso e altamente personalizado.
O envolvimento das pessoas participantes foi tanto que deu origem a um vídeo manifesto sobre liderança protagonista. O documento ressaltou atitudes transformadoras e novas práticas com foco no relacionamento e na resolução de problemas, multiplicando e fortalecendo a cultura de autoresponsabilidade.
Na sequência, recebemos o convite para participar do evento da equipe de TI Brasil e EUA, organizado para celebração do encerramento do ano, com a palestra “SUA CARREIRA É SUA OBRA”, na qual pudemos estimular as pessoas ainda mais sobre protagonismo na carreira.
A Gerência de Desenvolvimento Organizacional do Grupo Profarma liderou um trabalho que revisitou a cultura, incluindo a revisão de valores e crenças. Como resultado, dentre outras coisas foram estabelecidos novos perfis para pessoas líderes.
Então, foi criado um programa de desenvolvimento específico para lideranças, chamado LIGA GP, baseado nos pilares Protagonismo, Aprendizagem Contínua e Colaboração.
A RN.Dots foi convidada para iniciar no lançamento do programa, participando de atividades do kickoff com a palestra “O QUE FAZEM EQUIPES DAREM TÃO CERTO”, baseada no livro do especialista em gestão de equipes, Patrick Lencione.
Criamos um momento impactante com reforço positivo dos comportamentos esperados para as lideranças Profarma, trazendo a perspectiva do novo perfil do líder como antídoto para tratar as cinco disfunções das equipes, segundo Lencione.
Foi um momento de inspiração para o foco na entrega de resultados, não limitado às pessoas em posição de liderança, mas também na importância de considerar as pessoas que estão por trás desses resultados, que precisam estar conectadas e alinhadas aos valores da Profarma.
Katia Passos é Head de Educação da RN, com mais de 20 anos como executiva na área de Educação com experiência em liderança de processos de mudança, reestruturação, inovação e crescimento. Seu propósito é “fazer acontecer” pela e com a Educação para construção de um mundo melhor.
Reconhecida especialista em mudanças organizacionais pela e com a educação, ressignificada em processos ágeis, profundos e que fazem a diferença para pessoas e empresas.
Formada em Educação Física (Universidade de Brasília), com Mestrado (UGF) e Doutorado (UGF) nessa área, com larga produção científica.
Com mais de 20 anos de experiência em grandes empresas nacionais e multinacionais na área de tecnologia, onde atuou na gestão de projetos, liderança de equipes e treinamentos.
Sua paixão é desenvolver líderes e equipes por meio da comunicação assertiva e não violenta. Atua como treinadora Executiva e Coach de Liderança. É co-autora de livros sobre Coaching de carreira e liderança profissional em projetos.
Meu propósito é contribuir para a formação de líderes humanizados e equipes colaborativas. Contribuo realizando palestras e lives semanais sobre comunicação assertiva no YouTube canal RNDOTS e outros fóruns.
Minhas formações incluem Análise de Sistemas e um MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC, certificações em coaching profissional e executivo pela Pro-Fit e SBCoaching. Cursando MBA em Gestão de Pessoas pela PUCRS.